A OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas) iniciou sua organização oficialmente, no Brasil, no dia 15 de agosto de 1899, em Rio Claro, São Paulo. Mas já há muito tempo antes, em 1824, muitas comunidades, mulheres, já realizavam atividades de comunhão testemunho e serviço. Depois do grupo de Rio Claro, muitos grupos foram surgindo nas comunidades da IECLB.

A OASE tem como lema: “Comunhão, Testemunho e Serviço”, e como objetivo de servir ao Senhor com alegria, estar sempre atuante, apoiando e colaborando nos planejamentos e trabalhos desenvolvidos junto aos departamentos das comunidades, paróquias, creches, jardins de infância, cultos infantis, hospitais, idosos, portadores de necessidades especiais, na Educação Cristã Contínua, entre outros, nos diferentes grupos, na IECLB. Cada grupo tem sua característica.

Nos dias de 05 a 07 de abril de 2019, comemorou, com um grande evento em Blumenau - SC, 120 anos, com a participação de 3500 pessoas. Foi rememorada a história. Teve palestras sobre assuntos atuais, muitas meditações, música, cultos de início e encerramento.  

A nível nacional, tem 86 edições do Roteiro da OASE – livro, para os grupos, ou mulheres individualmente, com meditações, estudos, informações para cada mês do ano. Isto é um legado para Educação Cristã contínua, conforme escreveu, no roteiro deste ano, a Pastora Presidente da IECLB, Sílvia Beatrice Genz.

Pelos registros históricos que temos, A OASE de Gaurama, reiniciou suas atividades em 11 de novembro de 1955. Isso significa que, a OASE de Gaurama já existia muito tempo antes. As atividades foram interrompidas por causa da guerra.


Conforme a Primeira Ata da OASE/Gaurama:

[...] E assim se reuniram novamente no dia 11 de novembro de 1955, as seguintes senhoras estiveram presentes: Caroline Fabian, Emma Fehrmann, Leopoldina Schafer Thereza Kelch, Alma Dresch, Elfrida Helfenstein e Barbara Auler. Estiveram presentes também neste encontro os dois membros da comunidade, os senhores Carlos Auler e Fritz Freyer. O pastor iniciou o culto com Filipenses 2:3-16 onde o trabalho do departamento feminino ficou mais claro, que seu trabalho não é em vão. A seguir, foi eleita a nova diretoria: Presidenta Senhora Carolina Fabian, vice Leonida Schreiner, secretária Barbara Auler, vice Regina Kreische, tesoureira Alma Dresch, vice Elfrida Helfenstein. Portanto os estatutos do Departamento Feminino Sinodal Rio Grandense estavam em mão, então na mesma reunião foram resolvidos e apoiado o seguinte programa. O Departamento feminino de Gaurama é um trabalho dependente da comunidade Evangélica, e não é uma sociedade independente.


Queríamos fazer uma grande festa, mas por causa do novo coronavírus, fica para o próximo ano. O culto dos 65 anos vai acontecer, com uso de máscaras, distanciamento e todos os cuidados necessários. Será dia 25/10/2020, às 10h na Igreja da IECLB em Gaurama, para todos que quiserem participar. Também terá as tradicionais cucas, bolachas e galinha assada para ser vendido no sábado, 24/10/2020. Reservas com as mulheres da OASE.  

“Nossa gratidão, a todas as mulheres, Pastores e Pastoras que iniciaram, reiniciaram, continuaram, continuam e continuarão esta história que faz diferença em Gaurama, mesmo que não percebam. Que tem cabeça coração, alma na OASE, sabe como a OASE faz diferença para sua vida! Obrigada aos maridos e famílias destas decididas mulheres a serem OASE. E vocês famílias das mulheres da OASE,  Comunidade da IECLB em Gaurama e quem conviveu, fazem parte desta história de 65 anos” diz Sílvia Beatrice Genz,  Pastora Presidente da IECLB.



Por Betina Desordi Iurkiewiecz

Rádio Alternativa FM Gaurama