APP


Bahia Blanca, maior cidade do Sul da província de Buenos Aires, foi arrasada por vendaval de 180 km/h. Há destruição e ao menos 13 mortos.



Uma “catástrofe”. Assim a prefeitura da cidade de Bahia Blanca, a maior do Sul da província de Buenos Aires, define o cenário depois de uma tempestade severa com rajadas de vento de mais de 180 km/h que assolou a localidade no final da tarde e no começo da noite deste sábado.

A violenta tempestade atinge deixou mortos e feridos. Acompanhada de ventos intensos e chuvas torrenciais, o temporal causou queda de árvores e postes, destelhamentos, desabamentos e colapsos de estruturas. A cidade mergulhou na escuridão com a falta de luz. “A situação causada pela tempestade é uma catástrofe”, informou o Município. Vários ferimentos foram relatados devido a destelhamentos e desabamentos, alguns extremamente graves. O acontecimento mais grave ocorreu no Clube Bahiense del Norte, onde o teto desabou sobre pessoas que ali participavam de um evento esportivo.


Segundo os primeiros dados dos serviços de emergência, 13 pessoas morreram em consequência da tempestade. No entanto, ainda não foi possível estabelecer o número preciso de vítimas, uma vez que, neste momento, estão a ser realizados trabalhos de remoção de entulhos. “Todas as forças de emergência estão trabalhando e inicialmente o Hospital Municipal receberá os feridos. Centros de evacuação foram ativados no Club Estrella, Club Olimpo e Dow Center”, foi informado oficialmente. Três pacientes foram internados na Unidade de Terapia Intensiva com ferimentos graves.


“Disseram-me que viram uma espécie de funil, como um tornado, porque o desastre não se explica, não é um simples vento, levantar completamente os telhados assim é muito estranho”, explicou o presidente do clube, Pablo Reynafe. “Foi rápido. Nos refugiamos perto do clube e quando voltamos ele estava destruído”, disse.


MetSul
por MetSul
17/12/2023 07:44