Alguns produtores iniciam o plantio um pouco antes do zoneamento agrícola para poder adiantar a colheita e conseguir realizar o plantio da segunda safra

Iniciou na semana passada, na comunidade da Linha Monte Claro, na propriedade do agricultor, Valter L. Zonin, a colheita da primeira lavoura de soja do município, em uma área inicial de 24 hectares.

Conforme dados do escritório local da Emater, o município possui uma área cultivada de 10.000 hectares e, é a principal cultura de verão. Em algumas propriedades os produtores iniciam o plantio um pouco antes do zoneamento agrícola para poder adiantar a colheita e conseguir realizar o plantio da segunda safra (soja ou milho), novamente no mesmo local.

Também está acontecendo a colheita do milho, em andamento há mais dias, e com produtividade maiores do que em safras anteriores, deixando os produtores rurais animados, pois embora o custo para implantação das lavouras foi maior, o preço recebido pelo produto vendido também, atualmente, é superior aos praticados nos anteriores, o que resulta em um lucro também maior.

Importante destacar que a agricultura é a principal atividade econômica de Viadutos e uma boa safra agrícola impulsiona as transações de bens e serviços realizadas na comunidade, com consequente, aumento de impostos.





Publicado por Jornal Bom Dia
Foto Divulgação